Epígrafe

Da leitura provém alguma coisa sobre a qual não consigo ter poder. Eu poderia lhe dizer
que esse é o limite que a mais onipresente das polícias não consegue em absoluto transpor.

Calvino

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tempo de Leitura e Gestar II: A orientação que faltava!

De acordo com a metodologia do programa Gestar II, cabe a cada professor-cursista estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador; selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem; colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso, inclusive elaborar e desenvolver um projeto de leitura na escola. É justamente por ter uma abordagem de trabalho que contribui para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e permite que o mesmo desenvolva um trabalho baseado em habilidades e competências, que Gestar II/Língua Portuguesa contribui de modo impar para o aperfeiçoamento do Projeto Tempo de Leitura.
Desse modo, todas as orientações e sugestões apresentadas em debates nas oficinas com a formadora Laudicema Damaceno enriqueceram os planejamentos até então realizados e impulsionaram a revisão do projeto, a fim de torná-lo cada vez mais consistente e significativo recurso de colaboração para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos.
Assim, as atividades desenvolvidas com os alunos no Projeto Tempo de Leitura _ Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento 1º “A” do Ensino Médio, 3º “A”, “B” e 4º “U” do Ensino Médio Normal, professora Lucineide Oliveira _ são igualmente atividades do Gestar II/ Língua Portuguesa, não há como separá-las.


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