Epígrafe

Da leitura provém alguma coisa sobre a qual não consigo ter poder. Eu poderia lhe dizer
que esse é o limite que a mais onipresente das polícias não consegue em absoluto transpor.

Calvino

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Especialização Tecnologias em Educação

No desenvolvimento do primeiro eixo temático, A Escola como Espaço Integrador de Mídias, foram trabalhadas as disciplinas: Concepções de Aprendizagem, Mídias na Educação: a prática do formador, Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos, Seminário Inclusão e Tecnologias Assistivas. Essas disciplinas mesclaram atividades de estudo, pesquisa e interação através das leituras realizadas por meio do acesso ao conteúdo do módulo, nos diversos endereços de páginas da internet, DVDs, filmes, programas de rádio ou TV, das postagens realizadas nos fóruns e na Biblioteca do Aluno. Cabe ressaltar que as duas últimas disciplinas citadas, por trabalhar assuntos bastante interessantes e propor atividades ainda mais desafiadoras, resultaram em aprendizagens muito significativas. Destas, cito duas:

Disciplina: Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos
Atividade: Roteiros Interativos
Tema: Aventura de Rpg na Educação
Assunto: Reciclagem

I- Introdução
A turma do 6º ano do ensino fundamental, composta por 23 alunos inquietos e desatentos, requer do professor o desenvolvimento de atividades dinâmicas que despertem seu interesse para a aprendizagem dos assuntos trabalhados. Assim, no jogo proposto, o aluno deve levar o maior número possível de latinhas de refrigerante até a Lixeira Amarela, escapando das armadilhas _ bueiros, rios e lixões _ preparadas pelos vilões Morte Certa, Consumidor e Poluidor, garantindo a reciclagem das mesmas e impedindo que causem danos ao meio ambiente. Nesse contexto, o assunto abordado é “Reciclagem”, pois muitos alunos ainda não têm a consciência da importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, bem como para a geração de emprego e renda através dos novos produtos obtidos nesse processo.

II- Sinopse
Equilíbrio, a latinha esperta!
O jogo apresenta a história de Equilíbrio, uma latinha de refrigerante muito inteligente e esperta, características que a impediam de aceitar o destino certo que aguardava todas as latinhas iguais a ela. A história acontece em Desperdícios, uma cidade grande em que as pessoas são excessivamente consumistas e nada preocupadas com a preservação do meio ambiente. Esse comportamento das pessoas torna a cidade de Desperdícios um lugar propício para os ataques dos vilões Consumidor e Poluidor, fiéis aliados do chefe Morte Certa.
Morte Certa trabalhava para realizar seu plano de transformar a cidade de Desperdícios em um lugar cada vez mais poluído, destruindo assim o meio ambiente. Dessa vez a meta era transformar todas as latinhas de refrigerante em lixo inútil. Consumidor auxiliava o chefe influenciando os moradores a consumir cada dia mais refrigerantes e Poluidor, era encarregado de espalhar as latinhas pelas avenidas, rios e lixões da cidade. Desse modo, as latinhas causavam danos terríveis ao meio ambiente, pois entupiam bueiros, causando alagamentos nas ruas, contribuíam para a morte de animais que dependiam dos rios para viver e lotavam os lixões da cidade por uma eternidade, já que uma latinha pode durar mais de cem anos para se decompor.
Cansada de ver suas companheiras de geladeira serem atiradas à própria sorte, tão logo tinham seu precioso líquido sugado pelos habitantes de Desperdícios, Equilíbrio começou a prestar atenção aos noticiários exibidos na televisão que ficava bem em frente à geladeira onde todas as latinhas aguardavam para serem consumidas. Descobriu logo que em muitos lugares já era feita a coleta seletiva e logo depois a reciclagem de latinhas iguais a elas, para que se transformassem em um novo produto e assim pudessem ter uma vida digna. E para isso, deveria procurar a ajuda da Lixeira Amarela, uma antiga aliada na proteção do meio ambiente. Começou então a conversar com as companheiras de geladeira e partilhar com elas essas novidades. Como os ataques à geladeira eram constantes, tomou o cuidado de esconder-se no canto para que pudesse passar as orientações de salvamento para a maior quantidade possível de companheiras.
Pouco tempo depois, travou-se uma grande batalha, pois Consumidor e Poluidor não davam trégua, todo dia a cena se repetia: cada vez mais pessoas bebiam o refrigerante e jogavam a latinha no chão. Mas agora, a latinha já sabia o que fazer para se defender: rolava o mais rápido que podia até alcançar a Lixeira Amarela, onde ficava até ser feita a coleta seletiva, que garantia a reciclagem.
Assim, orientadas pela latinha Equilíbrio e acolhidas pela Lixeira Amarela, as latinhas estragaram os planos dos vilões Morte Certa, Consumidor e Poluidor, venceram a batalha contra a destruição do meio ambiente, salvando a cidade de Desperdícios da destruição total.

Nenhum comentário: