Epígrafe

Da leitura provém alguma coisa sobre a qual não consigo ter poder. Eu poderia lhe dizer
que esse é o limite que a mais onipresente das polícias não consegue em absoluto transpor.

Calvino

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Especialização Tecnologias em Educação

Disciplina: Inclusão e Tecnologias Assistivas
Tema do Grupo: Tetraplegia com Cognição Normal, mas com Movimentos apenas de Cabeça.
Integrantes do Grupo:
1- Lucineide Oliveira Santos
2- Marcelo Domingos De Souza
3- Marcílio Euclides Dos Santos
4- Marco Aurélio Guimarães Moraes
5- Maria Do Carmo Dias Barbosa
6- Maria Dos Santos De Carvalho

Coordenadora: Maria do Carmo Dias Barbosa
Nome do Grupo: “Mentes Brilhantes”, Superando Barreiras
Atividade:
Seminário Virtual
Roteiro de Inclusão
01-Justificativa:
No Brasil, segundo dados do censo realizado no ano de 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 24,6 milhões de brasileiros portadores de pelo menos uma das deficiências investigadas, o que corresponde a 14,5% da população brasileira. De acordo com os dados, a deficiência motora equivale a 22,9%, sendo 4,1% de pessoas com deficiência física. Já a deficiência física que inclui a tetraplegia, paraplegia, hemiplegia permanente e falta de membro ou parte, e que atinge mais os homens o percentual é de 0,9%.
Já na Região Nordeste, de acordo com o referido censo, o índice de pessoas portadoras de deficiência é de 11.402.792, sendo que desse total 410.582 possuem deficiência física e 2.523.611 possuem deficiência motora. O Estado de Sergipe, menor da Região Nordeste e da Federação, possui um total de 399.069 de pessoas com deficiência, sendo que 14.628 são portadores de deficiência física e 84.887 com deficiência motora.
Para atender a essas pessoas de acordo com suas necessidades, a legislação nacional decreta que: “Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.”
De acordo com as informações apresentadas, percebe-se a necessidade de adotar medidas que venham a garantir os direitos de cidadãos dos portadores de deficiência. E, um deles é o direito à educação.
Baseando-se nessa realidade, foi organizado o presente roteiro contendo referências básicas com o objetivo de orientar o professor na promoção da inclusão desses alunos.
02- Perfil do Aluno:
a- Idade :15 anos
b- Sexo: masculino
c- Série: 8º ano do Ensino Fundamental
d- Deficiência: Física (Tetraplegia)
e- Causa: bala perdida aos 12 anos de idade.
f- Dificuldades Específicas: O aluno possui movimento apenas de cabeça e necessita do apoio de outras pessoas para se locomover na cadeira de rodas e fazer suas necessidades fisiológicas, que são retiradas através de uma sonda.
03-Contextualização da Deficiência:
De acordo com o decreto Nº 3.298 – de 20 de dezembro de 1999 – dou de 21/12/1999 – Alterado: “deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.
Nesse contexto, a tetraplegia, que é resultado de uma lesão que ocorre no nível do pescoço, na chamada região cervical, é uma deficiência. Esse tipo de lesão provoca a paralisia do pescoço para baixo, imobilizando os braços e as pernas. De acordo com o tipo de lesão, o paciente vai ter sua capacidade sensitiva alterada. E, geralmente, o indivíduo fica numa cadeira de rodas, ou em estado de condições ambientais menos favoráveis ainda, como por exemplo, unicamente numa cama. Como também há a perda ou prejuízo do controle urinário e fecal, função sexual, digestão, respiração e outras funções automáticas. Isso dificulta a sua presença em sala de aula, mas não a torna impossível.
O comprometimento da movimentação dos braços e pernas num portador de deficiência física com lesão medular não implica no comprometimento de sua área intelectual. Ele mantém a capacidade para aprender normalmente. O que muda são os cuidados que o professor deve ter ao receber esse aluno, pois estudar para uma pessoa com tetraplegia é sempre muito difícil, visto que ela dependerá da ajuda constante de outras pessoas, inclusive para escrever e ler. Essa dependência acaba por trazer ao longo do tempo o afastamento dessa pessoa do universo social, com várias conseqüências de ordem psicológica.
04- Preparação da escola para receber esse aluno:
a- Adaptações arquitetônicas:
A escola deve oferecer aos alunos com deficiências (tetraplégicos) um ambiente adequado e adaptado, que oportunizem a acessibilidade educacional com qualidade a estes sujeitos.
Para isso, deverá oferecer: salas de aula adaptadas para receber estes alunos, portas largas para melhor locomoção, rampas de acesso, banheiros com espaço adequado, cadeiras adaptadas, suportes tecnológicos que facilitem o acesso e a aprendizagem do aluno, piso antiderrapante e outros meios que possibilitem um ambiente seguro e confortável para o aluno.
b- Ações de acolhimento coletivas que incluam todos os atores da escola:
A instituição escolar precisa preparar os alunos para receber o colega que possui deficiência. Algumas ações devem ser pensadas e executadas para que a inclusão do aluno aconteça de forma favorável como: esclarecimento de informações a respeito do tipo de deficiência; acolhimento humanizado ao aluno; reuniões com os funcionários e outras atividades que sensibilizem a comunidade escolar o respeito ao aluno.
c- Capacitação do professor:
Estudar é algo muito importante para qualquer criança ou adolescente, especialmente, para aqueles que possuem algum tipo de deficiência. A escola assume um papel indispensável para que aos poucos esta criança e/ou adolescente adquira confiança em si mesmo.
Desta forma, o ambiente escolar deve oferecer medidas que integrem qualitativamente os alunos com deficiência. O professor, certamente, será uma peça fundamental nesse processo de integração. Para isso, ele deve antes de tudo, ser capacitado para saber lidar com esse tipo de situação. Deve também realizar constantemente pesquisas e procurar interação entre pais e outros colegas professores. O professor deve ainda ajudar na relação entre os alunos, como também esclarecer o problema dele e estimula-lo para que possa sentir-se bem no ambiente escolar.
d- Diagnóstico das condições do aluno para sua adaptação na escola:
É fundamental que não esqueçamos que esses alunos possuem uma cognição normal, ou seja, consegue processar informações, já que possuem condições mentais normais. O que este aluno necessita é de um ambiente escolar adaptado físico e estruturalmente para melhor se adequar a ele e, desta forma ir adquirindo aos poucos a sua independência.
Assim, o aluno com deficiência motora deverá, dentro da sala de aula, ocupar um lugar relativamente próximo do professor e os que precisam usar cadeira de rodas, os tetraplégicos, devem ter mesas adaptadas, mais alta do que a dos colegas. O professor deverá obter informações e estar por dentro do problema e explicar aos outros alunos a situação. Desta forma, tanto os alunos como os professores devem aprender a se ”adaptar“ aos colegas que possuem limitações físicas; a adequação em sala de aula é fundamental no processo de adaptação.
e- Instalação de artefatos tecnológicos necessários:
A tecnologia, nos dias atuais, vem adquirindo um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência motora. Em muitos casos, ela vem conseguindo elevar o potencial de produtividade e criatividade a um nível comparável ao de uma pessoa comum. Hoje, as pessoas com deficiência já têm acesso ao computador e à internet, através de sistemas, programas e produtos que permitem uma série de funções a elas, como por exemplo, adaptações embutidas no Windows (e mais recentemente no Linux), entre elas destacam-se:
- Motrix: é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone;
- Viavoice: é um software de reconhecimento e sintetização de voz em português que permite que você dite ao invés de digitar e escute ao invés de ler;
- Microfênix: é um programa que simula o uso do mouse e teclado, e possibilita a ativação de programas e funções no ambiente Windows, de forma bastante acessível. A interação com o programa, através da qual é possível comandar as ações desejadas, é feita através de menus que aparecem na tela. As opções contidas nos menus são iluminadas uma após outra, até que o usuário use o acionador para afirmar a escolha de opção.
f) Solução para entraves ao desenvolvimento didático devido à deficiência:
Em primeiro lugar, a escola tem que reconhecer a presença do aluno com deficiência para que seja elaborado um Projeto Pedagógico de acordo com as suas necessidades, visando o bem-estar dos mesmos.
É importante que o professor acompanhe cada passo do aluno, registrando as dificuldades e a melhor forma de aproveitamento deste aluno no decorrer das atividades. Além disso, é importante que haja discussão e construção dos procedimentos didáticos metodológicos e avaliativos no decorrer do ano.
05- Metodologia de ensino do professor
a- Avaliação do aluno:
A avaliação do aluno deverá ser feita levando em consideração suas necessidades, limitações e particularidades. Deve acontecer de forma contínua e processual no decorrer de cada atividade realizada. Além disso, torna-se importante orientações práticas e objetivas de toda a equipe que o acompanha, para que ele não seja prejudicado e adquira o melhor aprendizado possível.
b- Desenvolvimento de atividades visando integração com outros alunos:
O professor deve promover atividades em grupo, mostrando a importância da parceria entre os colegas e motivando a solidariedade e o respeito às diferenças. Deve, também, incentivar a participação oral do aluno nas atividades realizadas com os outros colegas, dando a ele a oportunidade de mostrar suas habilidades e competências.
Além disso, o material didático deve estar disponibilizado de acordo com as limitações físicas do aluno, de uma forma que ele se sinta favorecido e confortável na realização das tarefas. O trabalho deve ser realizado com temas que incentivem o aluno a fazer escolhas, manifestar suas idéias e dúvidas que possam ser discutidas e esclarecidas com os outros colegas e com o professor.
c- Execução de exercícios e provas:
Para realizar estas atividades avaliativas serão utilizados recursos favoráveis ao aluno com deficiência. Os exercícios e avaliações poderão ser orais, por meio do uso do computador, trabalhos em grupo que também oportunizarão a ele a participação ativa, fazendo-o sentir sujeito partícipe do processo de aprendizagem.
d- Interação com a família do aluno:
É necessário que a família esteja presente na vida escolar do adolescente com deficiência para que ele se sinta seguro no ambiente escolar. A parceria entre professor e família é indispensável para o melhor desenvolvimento do aluno, já que são sujeitos que o acompanha dentro e fora da instituição escolar, passando para ele mais segurança.
06- Conclusão
Com base nos dados e estudos apresentados a respeito da tetraplegia, percebe-se a necessidade do professor desempenhar com mais eficácia seu papel de mediador, buscando efetivamente resgatar situações e vivências de experiências para que promova a construção desse sujeito, o aluno tetraplégico, com o objetivo de oportunizar, em condições de igualdade, o desenvolvimento de toda a sua potencialidade. Considerando e respeitando as limitações de cada um, visto que, mesmo para o aluno sem deficiência, a maturidade para assimilar determinados conhecimentos, ou desenvolver determinadas ações é diferente de um aluno para outro, o mesmo também ocorre no caso do tetraplégico.
07- Webgrafia
a- Filmes:
http://www.interfilmes.com/filme_19984_Feliz.Ano.Velho-%28Feliz.Ano.Velho%29.html

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