Epígrafe

Da leitura provém alguma coisa sobre a qual não consigo ter poder. Eu poderia lhe dizer
que esse é o limite que a mais onipresente das polícias não consegue em absoluto transpor.

Calvino

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Projeto Baú de Leitura

Participar de grupos que favoreçam o compartilhamento de experiências e sugestões enriquece a prática pedagógica, principalmente quando o assunto é leitura. Uma área rica e carente ao mesmo tempo, sempre precisamos de uma nova estratégia para motivar os apaixonados ou sensibilizar aqueles ainda não despertaram.
E, participar do Projeto Baú de Leitura, como educadora leitora, proporcionou esse enriquecimento de experiências, pois, o PBL é um Projeto de Educação Contextualizada, com uma proposta de leitura lúdica, reflexiva e crítica, ao mesmo tempo, com a qual se quer oportunizar todos/as, especialmente aos/as excluídos/as, com espaço e instrumentos de realizá-la da maneira melhor e mais livre possível, ajudando a ver-se e ver o mundo de forma mais digna e humana. Idealizado em 1988 pelo MOC – Movimento de Organização Comunitária, baseado nas experiências de leitura com mulheres catadoras de siri do Centro Luiz Freire, em Olinda/PE. O Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC foi indicado pelo MOC e convidado pelo UNICEF para contribuir com o Projeto em Sergipe. E, a Coordenadora Municipal do Projeto: Railda Santos Silveira atende à solicitação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito Barreto do Nascimento que, ávida em aperfeiçoar suas metodologias de ensino, implanta o referido projeto, contando com a professora de língua portuguesa, Lucineide Oliveira Santos, como Educadora Leitora e, suas turmas _ 6ª série “B” e “C”_ contempladas com esse trabalho.
Este projeto baseia-se na ação – reflexão – ação e considera os envolvidos como Sujeitos, pois é através da construção coletiva, da dinamicidade das ações e do conteúdo orientado que serão explorados o entendimento, interpretação, contextualização e intertextualidade dos livros trabalhados. E, os referidos livros que compõem o baú são organizados em motes, que são eixos norteadores que orientam o trabalho. Dividem-se em três: MOTE 1 – Identidade pessoal, cultural e local; MOTE 2 – Nossa relação com a natureza, tecnologia e o meio ambiente; MOTE 3 – Cidadania.
Os três motes foram trabalhados no período de setembro a dezembro de 2009, após devida aquisição do material necessário e capacitação da educadora leitora.

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