Epígrafe

Da leitura provém alguma coisa sobre a qual não consigo ter poder. Eu poderia lhe dizer
que esse é o limite que a mais onipresente das polícias não consegue em absoluto transpor.

Calvino

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Consumo Sustentável


A última atividade desenvolvida pelos alunos foi a organização de grupos para pesquisa sobre “Consumo Sustentável”, no LTE da escola, a fim de coletar e selecionar o material para apresentação do seminário “Educação para o Consumo Sustentável”. Esse seminário somou-se ao projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela escola.
Um material muito interessante pesquisado foi o "Consumo Sustentável - Manual de educação"
Elaborado em parceria pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a segunda edição do Manual de Consumo Sustentável (2005) traz informações sobre cidadania e meio ambiente e a importância do consumo consciente para o desenvolvimento sustentável. O Manual coloca as informações de maneira didática, oferecendo inclusive fichas pedagógicas para uso em sala de aula, abordando temas como água, alimentos, biodiversidade e lixo.
A edição de 2005 está esgotada, mas uma nova edição do Manual deverá ser publicada até o final deste ano.
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=133&idConteudo=6665&idMenu=6089

Outros endereços interessantes: 

"Tempo de leitura em sala de aula"


Durante todo o ano letivo os alunos fizeram empréstimo de livros, preencheram e socializaram fichas de leitura, devolvendo os livros emprestados no final do ano letivo, quando foi realizada a avaliação do projeto pela professsora orientadora e por esses alunos.






“Lei Maria da Penha”


Os alunos do 9º "A" participam de palestra  sobre a “Lei Maria da Penha”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umbaúba, promovida pela Secretária Municipal de Ação Social.

“Sexualidade e Saúde”

Os alunos do 8º "C" participam da palestra “Sexualidade e Saúde” na Sala de Vídeo da escola, promovida pelo professor de Ciências, Mizael Oliva.




“Primeiro emprego: oportunidades e desafios”.


Com os alunos do 9º "A" e "B" foram desenvolvidas as atividades de estudo dos textos “Carta de apresentação”, “Curriculum vitae”, “Dicas para uma boa entrevista de emprego”; a realização de pesquisa no LTE da escola sobre emprego, formação profissional e formas de seleção; a redação, digitação e impressão de uma “Carta de apresentação” e do “Curriculum vitae”, no LTE da escola e a realização de debate, em sala de aula, sobre o tema “Primeiro emprego: oportunidades e desafios”.


Olimpíada de Língua Portuguesa

Em maio, foram apresentados aos alunos do 8º "C" os objetivos e estrutura da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2010: “Se bem me lembro...”. Foi promovida a escuta de histórias contidas no cd das oficinas de produção de texto: “Se bem me lembro...” e a realização das oficinas de produção de texto dessa Olimpíada.
Entretanto, os resultados alcançados não foram satisfatórios, pois faltou, na escola, clima propício ao desenvolvimento das atividades, uma vez que a turma era a única da escola a participar dessa Olimpíada e, os alunos estavam envolvidos, ao mesmo tempo, em um projeto de Educação Física sobre a Copa do Mundo.