Epígrafe

Da leitura provém alguma coisa sobre a qual não consigo ter poder. Eu poderia lhe dizer
que esse é o limite que a mais onipresente das polícias não consegue em absoluto transpor.

Calvino

sábado, 31 de julho de 2010

Projeto Baú de Leitura


Atividade : Estudo do texto: O Verde, de Inácio de Loyola Brandão
É uma estranha cabeça das pessoas .
Uma vez , em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível . Na época de floração, ela enchia uma calçada de cores. Para usar um lugar comum , ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores, esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi, certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte , sem uma folha . É ciclo um, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou . Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore e o técnico concluiu : fora envenenada. Surpresos, nós os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas , fomos até lá, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados :
_Matei mesmo essa maldita árvore.
_Por quê ?
_Porque na época da flor ela sujava minha calçada , eu vivia varrendo essas flores desgraçadas .

Projeto Baú de Leitura


Atividade : Estudo com Texto de Uma Música "Vida Boa ", Victor e Leo.
Moro num lugar
Numa casinha inocente do sertão
De fogo baixo aceso no fogão, fogão à lenha ai ai

Tenho tudo aqui
Umas vaquinha leiteira , e burro bão
Uma baixada ribeira, um violão e umas galinha ai ai

Tenho no quintal uns pé de fruta e de flor
E no meu peito por amor, plantei alguém

Que vida boa ô ô ô
Que vida boa
Sapo caiu na lagoa, sou eu no caminho do meu sertão

Vez e outra vou
Na venda do vilarejo pra comprar
Sal grosso cravo, e outras coisa que farta , marvada pinga ai ai

Pego o meu burrão
Faço na estrada uma poeira levantar
Qualquer tristeza que for não vai passar do mata- burro ai ai

Galopando vou
Depois da curva tem alguém

Que chamo sempre de meu bem,
A me esperar, a me esperar,
Que vida boa ô ô ô ...

Projeto Baú de Leitura
















Atividades com alunos
Atividade: Estudo do Texto "A Chegada de Lampião no Inferno", de José Pacheco, e produção de livro contendo uma releitura do texto através de ilustrações .

Projeto Baú de Leitura

Atividades com alunos
Através de momentos de leitura organizados durante as aulas de Língua Portuguesa, semanalmente_ 6ª série “B” e “C”, Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito Barreto do Nascimento, Educadora Leitora, Lucineide Oliveira Santos _ foram disponibilizados aos alunos diferentes suportes textuais para leitura em sala de aula e, dentre estes, livros dos três motes que compõem o “baú de leitura”, os mesmos foram emprestados aos alunos mediante registro em ficha de controle. Contando ainda com os estudos realizados no Curso Gestar II, os educandos também foram incentivados a desenvolverem as habilidades de oralidade e escrita, através de produção de textos orais e escritos a partir de leitura de livros de cordel e livros infantis, escuta e leitura de letra de música, exibição de filme e documentário, participação em dinâmicas, rodas de conversa sobre as leituras realizadas.

*Atividade: Investigando os argumentos do texto / Síntese da Questão 8: “Doenças Do Mundo”

...o desemprego é uma das conseqüências da crise econômica. O Brasil sofre muito com o desemprego por conta da crise. E, como falta emprego, falta dinheiro e por isso o Brasil sofre com a discriminação social, por uns terem mais condições sociais do que os outros que estão sem emprego.
GRUPO DE TRABALHO: JAÍNE CRUZ, JOANA SOUZA, MANUELA DUARTE(6ª SÉRIE “B”)


...o desmatamento é um problema muito grave para a humanidade porque a cada dia os homens cortam árvores ilegalmente. Uma folha de caderno que jogamos fora pode ser de uma árvore coratada ilegalmente. A humanidade sofre porque o desmatamento prejudica a saúde e ajuda a poluição.
GRUPO DE TRABALHO: ALESSANDRA DOS SANTOS, ELIZADORA DE MATOS, DANIELA RAMOS
















Oficinas do Gestar II

Durante os encontros presenciais, de maio a dezembro de 2009, realizamos atividades bastante significativas, que nos proporcionaram troca de experiências e reflexão individual e em grupos, esclarecimento de dúvidas e questionamentos entre colegas e com o formador, planejamento e elaborações de situações didáticas, análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos. Em meio a tanta responsabilidade, desenvolvemos atividades bastante prazerosas, como as dos exemplos a seguir:

Oficina nº 09 – Tp-06/Unidades 23 e 24 – 26/09/2009, Formadora: Laudicema Damaceno, Diretoria Regional De Educação – Dre-01, Secretaria de Estado da Educação/Sergipe.

*Atividade: Os cursistas, agrupados, prepararam duas paródias tendo como tema O GESTAR.

O GESTAR TÁ AÍ
(melodia: Xote ecológico)

Não posso mais parar
Parar de estudar,
O tempo tá passando
Tenho que acompanhar,
E a melhor maneira para estudar
É fazer parte do GESTAR.

Para melhorar a leitura,
O gestar ta aí.
Pra formação do professor,
O gestar ta aí.
Pra melhores textos o aluno produzir.

É pra tudo isso que o gestar ta aí.

*Atividade: A cursista Edelma escolheu a obra “O Cortiço” para fazer sua apresentação no “Palanque Literário”. Com a montagem de uma linda maquete que simbolizava o cortiço a cursista mostrou de forma divertida e envolvente este obra que, consideramos perfeita para a apreciação e assimilação para os nossos alunos.
































sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ensinando e Aprendendo com as TIC’s

As tecnologias revolucionam nossa relação com a informação e o conhecimento, na medida em que eles são democratizados. A informação nos chega pelos mais diversos meios de comunicação _ jornal, rádio, TV, internet, cd, dvd _ não mais apenas pela escola. Nesse contexto, o desafio para a educação é como orientar o aluno a utilizar essa informação, transformá-la em conhecimento e saber aplicar este conhecimento de forma independente e responsável.
A fim de subsidiar o trabalho do educador, o MEC, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado – Proinfo, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, promove o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica. Suas principais ações são: Introdução à Educação Digital (40h), Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, Complementação local (40h): As TIC no Projeto Político Pedagógico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais.
O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h): focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola. com duração de quatro meses, inclui encontros presenciais e estudos à distância e conta com o seguinte material didático-pedagógico:Ambiente Colaborativo de Aprendizagem: e-Proinfo; Guia do Cursista e Guia do Formador (impresso); Coletânea de textos (impresso); CD ROM (tutorial, material completo do Curso de Introdução à Educação Digital – 40h, vídeos, textos em PDF, coletânea).
Assim, por julgar pertinentes essas ações de formação continuada para educadores ofertadas pelo MEC, na área de Tecnologia Educacional, aceitei o desafio de ser Multiplicadora em três turmas do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC’s (100h) _ SEED/SE, NTE – 1, Pólo Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento, Umbaúba/ SE _
nas quais foram realizados os encontros presenciais propostos pela estrutura do curso, além de encontros extras, a fim de que todos os cursistas concluíssem suas atividades.
Realizou-se ainda, um encontro geral com as três turmas, onde os cursistas, agrupados, apresentaram para os colegas, através de slides e explanação oral, suas aprendizagens ao longo do curso.
Enfatizaram também seu crescimento pessoal e profissional nesse percurso, comprovando através dos relatos de enriquecimento da prática pedagógica em suas escolas de trabalho.
Desse modo, fez-se uma avaliação positiva do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, pólo Umbaúba, considerando o bom envolvimento dos cursistas nos encontros presenciais realizados e os resultados significativos obtidos nas atividades desenvolvidas, nas quais envolveu-se também a escola de trabalho, já que foram planejadas e executadas atividades com os alunos. Confirmando assim o avanço progressivo das habilidades desenvolvidas pelos cursistas durante os estudos propostos e, atendendo ao objetivo geral do curso que é oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que professores e gestores escolares possam compreender o potencial pedagógico das TIC’s no ensino-aprendizagem em suas escolas, planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e utilizar as TIC’s na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.

Projeto Baú de Leitura

Participar de grupos que favoreçam o compartilhamento de experiências e sugestões enriquece a prática pedagógica, principalmente quando o assunto é leitura. Uma área rica e carente ao mesmo tempo, sempre precisamos de uma nova estratégia para motivar os apaixonados ou sensibilizar aqueles ainda não despertaram.
E, participar do Projeto Baú de Leitura, como educadora leitora, proporcionou esse enriquecimento de experiências, pois, o PBL é um Projeto de Educação Contextualizada, com uma proposta de leitura lúdica, reflexiva e crítica, ao mesmo tempo, com a qual se quer oportunizar todos/as, especialmente aos/as excluídos/as, com espaço e instrumentos de realizá-la da maneira melhor e mais livre possível, ajudando a ver-se e ver o mundo de forma mais digna e humana. Idealizado em 1988 pelo MOC – Movimento de Organização Comunitária, baseado nas experiências de leitura com mulheres catadoras de siri do Centro Luiz Freire, em Olinda/PE. O Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC foi indicado pelo MOC e convidado pelo UNICEF para contribuir com o Projeto em Sergipe. E, a Coordenadora Municipal do Projeto: Railda Santos Silveira atende à solicitação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito Barreto do Nascimento que, ávida em aperfeiçoar suas metodologias de ensino, implanta o referido projeto, contando com a professora de língua portuguesa, Lucineide Oliveira Santos, como Educadora Leitora e, suas turmas _ 6ª série “B” e “C”_ contempladas com esse trabalho.
Este projeto baseia-se na ação – reflexão – ação e considera os envolvidos como Sujeitos, pois é através da construção coletiva, da dinamicidade das ações e do conteúdo orientado que serão explorados o entendimento, interpretação, contextualização e intertextualidade dos livros trabalhados. E, os referidos livros que compõem o baú são organizados em motes, que são eixos norteadores que orientam o trabalho. Dividem-se em três: MOTE 1 – Identidade pessoal, cultural e local; MOTE 2 – Nossa relação com a natureza, tecnologia e o meio ambiente; MOTE 3 – Cidadania.
Os três motes foram trabalhados no período de setembro a dezembro de 2009, após devida aquisição do material necessário e capacitação da educadora leitora.

Gestar II

Apaixonada pelas leituras desde criança, formada em Letras/Português pela Universidade Federal de Sergipe, PQD I _ Programa de Qualificação Docente, professora do ensino fundamental e médio das redes estadual e municipal, reconheço em cada programa cujo objetivo é colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos, uma oportunidade de ampliação de horizontes profissionais e pessoais. Justifica-se desse modo a satisfação em ser cursista do Gestar II Língua Portuguesa _ SEED/SE, DRE-1, Estância/SE, 2009, Formadora Laudicema Santos Damaceno Nascimento.
O Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, disponibilizado pelo MEC em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Inclui encontros presenciais para a realização de atividades e estudos à distância, pois, de acordo com a metodologia do programa, cabe a cada professor-cursista estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador; selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso: Guia Geral, 6 Cadernos de Teoria e Prática – TP, 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do professor e 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do aluno (para uso do professor).
Durante os encontros presenciais, de maio a dezembro de 2009, realizamos atividades bastante significativas, como: troca de experiências e reflexão individual e em grupos, esclarecimento de dúvidas e questionamentos entre colegas e com o formador, planejamento e elaborações de situações didáticas, análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos. E, nos estudos à distância, muita leitura e desenvolvimento de atividades com os alunos.
Os relatórios completos das oficinas podem ser verificados no blog da Formadora Laudicema Nascimento.
http://gaiolaseasas.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

Gestão Escolar


A gestão, de modo geral, sempre despertou meu interesse, fortalecido pela conclusão do curso de Implantação e Gestão Escolar, pela Faculdade de Negócios de Sergipe _ FANESE, no qual o corpo docente e a metodologia utilizada incentivou ainda mais a satisfação em participar das discussões sobre essa área.
Surge então o Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselho Escolar, com carga-horária de 80h, ofertado via internet, em ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle) realizado pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Coordenação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da SEB/MEC.
Esse Programa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos mecanismos de democratização da escola, em especial do Conselho Escolar. A FASE I do curso tem como objeto de estudo os conteúdos dos cadernos de 1 a 5 que compõem o material pedagógico do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. A FASE II trata dos cadernos de 6 a 10.
Concluí a Fase I em maio de 2009 _ na Turma 43, Tutora Solange Brant _ e, por meio do conhecimento adquirido pude entender como colaborar para o fortalecimento das instâncias de participação, buscando formas de ampliar a participação ativa de professores, coordenadores, orientadores educacional, gestores, diretores, estudantes, funcionários, pais de estudantes e comunidade local que é muito importante para a efetivação de um processo de gestão inovador que expresse, a cada dia, as possibilidades de construção de uma nova cultura escolar.

“Escreva sua história”

Projeto Tempo de Leitura / 2009
O que fazemos na vida senão escrever a nossa história?
Às vezes escolhemos cautelosamente os instrumentos que utilizaremos nessa tarefa, às vezes simplesmente aprendemos a escrever com os que vão nos sendo apresentados.
E as personagens...lugares...tempos...Quanta surpresa a vida nos reserva!
Não é diferente com o Projeto Tempo de Leitura. São alunos que nos surpreendem com seu envolvimento nas atividades, cursos de que participamos e nos enriquecem as ideias!
E assim continuamos nossa maravilhosa aventura pelo mundo da leitura. Abrindo novos caminhos a cada ano, escrevendo essa história, que recebe a contribuição de mais autores a cada dia.
Assiata ao vídeo"Escreva sua história":http://www.youtube.com/watch?v=8vkjyfaEfYw&feature=related

CURSO TECNOLOGIA EDUCACIONAL


CURSO TECNOLOGIA EDUCACIONAL
SEED/SE/2008
O Curso Tecnologia Educacional é realizado numa parceria da Secretaria de Estado da Educação com o MEC _ através do Programa Nacional de Informática na Educação, que pretende iniciar o processo de universalização do uso de tecnologia de ponta no sistema público de ensino. Com carga horária total de 120h, das quais 52h presenciais e 68h à distância, possibilita a capacitação de professores para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, fomentando mudanças no processo de ensino aprendizagem e, ainda, nos modos de estruturação e funcionamento da escola e de suas relações com a comunidade. A conclusão desse curso na condição de participante norteou o desenvolvimento de atividades com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação com os alunos, sendo esse blog um exemplo disso.

Criar Consultoria Pedagógica e Profissional



Acreditar na educação e no aperfeiçoamento profissional como meios necessários ao desenvolvimento da pessoa é a base de pensamento de quatro professoras umbaubenses: Associadas: Jussilene Santos, Lucineide Oliveira, Maryluze Siqueira, Railda Silveira, que unem sonhos e esforços para implantar _ em agosto de 2008, na cidade de Umbaúba-SE _ a consultoria Criar.
A Criar é uma empresa de consultoria que objetiva prestar serviços de aprimoramento educacional e profissional à sociedade, cuja Visão é expandir seus serviços educacionais fundamentada na valorização da ciência, da pessoa e da ética profissional, tendo como Missão promover e oferecer serviços educacionais com competência e qualidade para instituições públicas e privadas bem como a profissionais que almejem a melhoria contínua de seu desempenho.
Com sede na Rua Jorge Macedo Lima, 370, Centro , Umbaúba/SE, Cep: 49260-000 _ E-mail: criar.consultoria.pp@gmail.com _ oferece os Serviços de: Promoção de Cursos, Seminários e Palestras nas Áreas Humanas e Sociais; Organização, Planejamento, Implantação e Acompanhamento de Projetos e Programas Pedagógicos e Empresariais; Elaboração e Execução de Concursos Públicos; Realização de Pesquisas em Educação; Orientação de Projetos de Pesquisa; Orientação e Correção de Trabalhos Acadêmicos (Artigos Científicos e Monografias - ABNT); Organização de Eventos Sociais, Culturais e Educacionais.
Durante esse tão importante período de existência _ fez parceria com os ministrantes: Profª Railda Santos Silveira, Profº Rômulo da Cruz Siqueira, Prof.ª Laila Gardênia Viana Silva, M Sc. Maryluze Souza Santos Siqueira _ e ofereceu os cursos: A Produção de Texto e os Elementos da Comunicação; Mitologia Grega: Um Olhar do Imaginário sobre a Realidade; Os Desafios de Ensinar Literatura no Ensino Médio: Reflexão e Prática; Trabalhos Acadêmicos - Enfocando o Artigo Científico. E, assim, pôs em prática alguns dos planejamentos até então idealizados.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Avaliação Final 2008

Projeto Tempo de Leitura
Na culminância do projeto foram entregues os certificados de participação no Curso de Produção de Texto. Em seguida, proferidos os agradecimentos pela colaboração da coordenadora pedagógica Adiléa Bomfim e das professoras de Língua Portuguesa, Railda Santos Silveira, e Redação, Maria Márcia de Jesus Dantas, visto que a professora autora do referido projeto deixou de ministrar aulas nessa turma no período de agosto a novembro, comparecendo à escola apenas nos dias de atividade do projeto, somando-se às aulas das referidas professoras. E, finalmente, foram parabenizados os vinte e um (21) alunos envolvidos no projeto que, durante todo o ano letivo, leram duzentos e sete (207) livros e realizaram atividades de dramatização e produção de textos, tendo por base os títulos lidos. Assim como pelo zelo com o material, pois todos os quarenta e um (41) títulos disponibilizados foram devolvidos em perfeito estado de conservação.

Li e recomendo

Equipe 01: Franciely, Gleidson, Vanessa.
Titulo: Um pai para Vinicius, de Maria Dinorah, editora FTD.
Citação: “No mundo de Ana não cabiam perdas, muito menos estupros. E tudo aconteceu rapidamente, sem ciclo natural e sem encantamento. O mundo guardava surpresas. Restava a Ana amadurecer.”
Equipe 02: Clécio, Genilson, Renan.
Titulo: Açúcar Amargo, de Luiz Puntel, editora Ática.
Titulo: Vira-lata, sim senhor!, de V. J. Palaoro, editora Scipione.
Comentário: Os dois livros são muito interessantes porque retratam coisas que acontecem na vida real. O autor de “Açúcar Amargo” explica um pouco do “trabalho escravo” nas usinas de açúcar e, o outro, “Vira-lata, sim senhor!”, fala sobre um menino que encontra um cachorrinho perdido na rua e leva para casa.

Equipe 03: André, Leandro, Marcos, Rosiclécia.

Titulo: Açúcar Amargo, de Luiz Puntel, editora Ática.
Comentário: O livro é bastante interessante, pois narra a história de Marta, uma menina que tinha que trabalhar como bóia-fria e ao mesmo tempo estudar. Nada fácil! Mas é essa a realidade que muitos vivem, é nela que Marta vai aprender o sentido da luta social e do amor. Além de enfrentar o autoritarismo de Pedro, seu pai, que não lhe dá o menor valor. Uma história repleta de suspense e emoção que você não pode ficar sem ler!

Equipe 04: Ana Natália, Natali, Simone.
Titulo: Eu não queria isso, de FrancK Pavloff, editora Scipione.
Comentário: O livro relata uma vida sofrida de três crianças que, com apenas nove anos de idade, eram obrigadas a satisfazer aos desejos de homens brutos e ignorantes que possuíam os pequenos e inocentes corpos de crianças. Certamente essa é uma realidade muito triste e o pior é que pode até estar acontecendo em nossa própria casa. E, para isso ter um fim, precisamos denunciar qualquer suspeita de abuso, seja quem for o suspeito ou abusador.

Equipe 05: Genailde, Roselaine.

Titulo: O Dom Quixote Ecológico, de José Carlos Leal, editora Lê
Comentário: O livro nos lembra a todo momento da importância da preservação da natureza, do companheirismo entre as pessoas e da determinação do homem consciente de que deve preservar nosso planeta, fazendo assim com que outros se unam nessa luta.

Cursos e Concursos

Somou-se às atividades semanais de leitura, a participação da turma na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, quando foram desenvolvidas atividades de pesquisa através de conversa com pessoas da comunidade e no laboratório de tecnologia educacional do colégio, escrita e reescrita de textos, discussões sobre aspectos diversos da cidade de Umbaúba/SE, levantamento de questões polêmicas locais e muita interação e aprendizagem com a participação máxima de todos.




 Participamos ainda do Curso de Produção de Texto em parceria com a Criar Consultoria Pedagógica e Profissional, de Umbaúba/SE.

Intercâmbio com o Programa Leia Brasil


 A realização de atividade de intercâmbio com o caminhão biblioteca do Programa Leia Brasil, que visita periodicamente duas escolas municipais na cidade, quando os alunos participaram de roda de conversa sobre leitura com o dinamizador do Programa e puderam realizar o empréstimo de oito (08) livros, que foram devolvidos no retorno do caminhão à cidade. Os referidos livros foram acrescentados à “caixa de leitura” e, disponibilizados a toda a turma para empréstimo.


Atividades 2008


Projeto Tempo de Leitura
Animados com as atividades realizadas no ano anterior, iniciamos 2008 com bastante entusiasmo e desenvolvemos várias ações que despertaram o interesse e a aprendizagem dos alunos.

 Exploramos outros espaços além da sala de aula: “tempo de leitura” na biblioteca do colégio.



Avaliação Final 2007

Projeto Tempo de Leitura

Durante esse ano de trabalho, os educandos foram incentivados a desenvolver as habilidades de oralidade e escrita, propondo produção de textos orais e escritos a partir de leitura de livros de cordel e livros infantis, escuta e leitura de letra de música, exibição de filme e documentário, participação em dinâmicas, dramatizações e rodas de conversa sobre as leituras realizadas, a realização de atividade de intercâmbio com alunos e monitores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da cidade. E, na culminância do projeto, a apresentação do relatório com resultados alcançados, homenagem a todos os alunos pela participação e sorteio de livros. Na oportunidade foi verificado envolvimento positivo dos alunos em todas as atividades propostas em sala de aula, “tempo de leitura semanal”, quando foram contabilizados cento e quarenta e cinco (145) livros emprestados aos trinta e seis (36) alunos envolvidos. Foi verificado que cinco (05) alunos chegaram a ler entre dez (10) e quatorze (14) livros e que, todos os sessenta e nove (69) títulos disponibilizados foram devolvidos em perfeito estado de conservação. Assim, os objetivos propostos foram amplamente alcançados e mais um grupo de leitores ativos leva suas experiências positivas para sua família / comunidade / vida.